quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Público do cinema nacional aumenta cerca de 80% em 2009


O longa "Besouro" foi sucesso em 2009
Frequência geral dos cinemas cresceu 14% no ano.
Estimativa é do Sindicato dos Distribuidores do Rio.



O ano de 2009 deu ao cinema nacional motivos para comemorar: o público dos filmes brasileiros cresceu cerca de 80% em relação a 2008, de acordo com estimativa do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio divulgada nesta quinta-feira (17).



Segundo dados medidos até novembro, a produção nacional teve cerca de 15,7 milhões de ingressos vendidos, contra 8,8 milhões em 2008, representando 15% do público total. Em relação à bilheteria, os filmes brasileiros foram responsáveis por 14,7% da renda bruta com R$ 129,3 milhões. Sucessos como "Se eu fosse você 2" e "Besouro" contribuiram para o resultado.



A estimativa do sindicato ainda mostra que a frequência geral dos cinemas brasileiros cresceu aproximadamente 14%, passando de 89,4 milhões em 2008 para 102 milhões em 2009.



"Quando o cinema brasileiro cresce, o mercado cresce junto. Os bons lançamentos deste ano fizeram o público do cinema brasileiro quase dobrar", diz o presidente do sindicato, Jorge Peregrino.



Os dados também revelam que o número de salas de cinema teve um aumento de 2%, com 47 novos pontos no país. Entretanto, o número de salas equipadas para projeção 3D digital cresceu de 23, em 2008, para 105, ao fim de 2009.



Os números finais da entidade, com o consolidado de todo o ano, devem ser divulgados na segunda quinzena de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário