quinta-feira, 7 de maio de 2009

Documentário mostra a história da banda Ratos de Porão


www.cineclick.com.br

Na noite desta segunda-feira (4/5), fãs, amigos e músicos reuniram-se no Cine Olido, cinema no Centro da cidade de São Paulo, para a primeira exibição de Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão, documentário que conta a história da banda de punk rock paulistana Ratos de Porão. O cenário não poderia ser mais apropriado, já que o cinema fica entre a lendária Galeria do Rock e a avenida São João, onde os punks se reuniam no início dos anos 80 - também pela proximidade com a galeria -, momento que dá início à narrativa do documentário, local que serviu de berço a uma das mais seminais e importantes bandas do rock’n roll nacional.

Guidable, palavra que dá nome ao documentário, é um "termo criado pelos integrantes da banda para definir confusão mental, bagunça generalizada ou simplesmente um ‘sei lá’", conforme explicam os próprios realizadores do longa-metragem, os estreantes Fernando Rick e Marcelo Appezzato. Essa confusão mental relacionada à palavra é a mesma que acompanha a trajetória da banda, nascida em novembro de 1981. Em duas horas, o documentário mostra - por meio de depoimentos dos membros atuais e os que já estiveram no Ratos de Porão, além de músicos de outras bandas da cena brasileira, e, claro, imagens de arquivo - a história do grupo.

O projeto nasceu em 2006, quando Marcelo Appezzato - vocalista da banda paulistana Hutt, uma das mais importantes do grindcore brasileiro - e o cineasta Fernando Rick juntaram-se nesse projeto depois de Rick ter dirigido o polêmico videoclipe
Covardia de Plantão, censurado pela gravadora Deck Disc por seu conteúdo violento, mas reconhecido pela mídia, fãs e a própria banda. O videoclipe foi censurado, mas o documentário será lançado diretamente em DVD, depois de ser exibido ao público no sábado (9/5), às 15h, e segunda-feira (11/5), às 19h, no Cine Olido (Av. São João, 473), em São Paulo.

Aliás, a ideia de fazer o documentário partiu do próprio João Gordo, vocalista do grupo, que também foi produtor do longa. O que, no fim das contas, deu aos cineastas, também responsáveis pela montagem, acesso irrestrito às imagens de arquivo com apresentações ao vivo, fotos e imagens dos bastidores dos shows, envolvendo principalmente drogas. Aliás, esse assunto é tratado de uma forma que foge da hipocrisia. Nos depoimentos, os membros contam histórias engraçadas, mas também admitem os problemas que tiveram ao longo de quase trinta anos de carreira, principalmente com as drogas. A ideia, aliás, é focar-se estritamente na carreira da banda, seus discos, a evolução da sonoridade, os músicos que passaram por ela e algumas polêmicas. É fato que o Ratos ficou mais notório às massas, digamos, quando João Gordo foi contratado como apresentador da MTV. Mérito de seu carisma, reconhecido desde o princípio pelos membros do grupo, mas esse fato acaba sendo ignorado pelos cineastas diante de tantos fatos mais marcantes para a carreira da banda, como as turnês internacionais, o forte diálogo com outras bandas brasileiras e as drogas.

O movimento punk brasileiro nasceu sob influências de Ramones, Sex Pistols e da filosofia "faça você mesmo", a mesma abraçada pelos músicos do Ratos de Porão e também pelos diretores de Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão. Para registrar quase três décadas de carreira, a dupla entrevistou entre janeiro de 2007 e novembro de 2008, de forma totalmente independente, os precursores do movimento punk no Brasil; pesquisou centenas de arquivos em foto, áudio e vídeo de shows e apresentações em emissoras de TV, filmes nacionais sobre o assunto, arquivos pessoais raros e inéditos dos integrantes atuais e antigos da banda e de todas as pessoas que, de alguma forma, participaram dessa trajetória, como Andreas Kisser e Iggor Cavalera.

Os membros do Ratos de Porão dão acesso privilegiado aos cineastas, tanto aos seus arquivos quanto ás suas narrativas. São depoimentos gravados numa intimidade rara entre entrevistado e entrevistador, o que dá o tom a Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão. Ao mesmo tempo, existe um exímio trabalho de decupagem do material disponível - além das centenas de arquivos, os diretores também tinham nas mãos 200 horas de entrevistas -, resultando num retrato rico, de narrativa dinâmica e clara, da carreira da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário