quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os filmes de Cannes começam a chegar


"Les Herbes Folles", de Resnais, comprado pela Imovision

Encerrado o Festival de Cannes, a pergunta óbvia é: esses filmes vão chegar ao Brasil?

Sim, vão, já respondem algumas das principais distribuidoras brasileiras, que começam a anunciar os títulos que compraram na Croisette. E o vencedor da Palma de Ouro já tem dono. A distribuidora Imovision será a responsável pelo lançamento no país de “A Fita Branca”, o longa que deu ao austríaco Michael Haneke o prêmio máximo do festival.

Além do grande vencedor, a Imovision ainda trouxe na mala um respeitável pacotão de filmes. Entre os da competição, são dela “Les Herbes Folles”, o filme novo do veterano Alain Resnais, homenageado com uma palma especial pelo conjunto de sua carreira, “The Time that Remains”, de Elia Suleiman, e “Visage”, de Tsai Ming-liang. Da mostra Um Certo Olhar, a distribuidora fechou com os elogiados longas romenos "Tales from the Golden Age" e “Politist, Adjectiv”, que faturou o prêmio da crítica. Também são da Imovision "Coco Chanel & Igor Stravinsky", de Jan Kounen, o filme de encerramento deste ano, e "Polytechnique", de Denis Villeneuve, exibido na Quinzena dos Realizadores.

Ainda entre os premiados, “Anticristo”, pelo qual Charlotte Gainsbourg foi escolhida melhor atriz, deve chegar aos cinemas brasileiros em agosto, lançado pela Califórnia. Além do terror de Lars von Trier, a mesma distribuidora lançará “À Procura de Eric”, de Ken Loach, prometido para dezembro.

Outros três longas que competiram pela Palma serão lançados pela Universal/Paramount: “Taking Woodstock”, de Ang Lee, que deve estrear em 18 de setembro; “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, que está previsto para 23 de outubro; e “Los Abrazos Rotos”, o novo de Pedro Almodóvar, que ainda não tem uma data definida.

A mesma major distribuirá o terror “Arraste-me para o Inferno”, de Sam Raimi, que foi exibido em sessão especial e deve ser lançado aqui em 14 de agosto. Já “Up – Altas Aventuras”, a animação da Pixar/Disney que abriu o festival, aportará por aqui em 4 de setembro. “The Imaginarium of Dr. Parnassus”, mais um que passou em Cannes fora de competição, foi comprado pela Sony, que também lançará o francês “Un Prophète”, de Jacques Audiard, vencedor do Grande Prêmio do Júri. A Imagem prevê para 30 de outubro a estreia de "I Love You Phillip Morris", de Glenn Ficarra e John Requa, que estava na Quinzena e tem Jim Carrey e Rodrigo Santoro no elenco.

"Mother", de Bong Joon-ho, comprado pela Paris Filmes

Segundo o boletim desta terça do portal Filme B, a PlayArte comprou “Bright Star”, de Jane Campion, enquanto a Paris Filmes trará "Iréne", de Alain Cavalier, exibido na Um Certo Olhar, e os dois coreanos de Cannes: “Bak-Jwi”, de Park Chan-wook, e “Mother”, de Bong Joon-ho. Ainda segundo o Filme B, a MovieMobz ficou com dois títulos da Quinzena, "Carcasses", de Denis Coté, e "Here", de Tzu-Nyen Ho, além do filipino "Manilla", de Adolfo Alix Jr. e Raia Martin.

Os dois longas brasileiros do festival serão lançados por aqui em julho. “No Meu Lugar”, de Eduardo Valente, chega no dia 14, enquanto “À Deriva”, de Heitor Dhalia, estreia no dia 31.

Essa ainda é uma lista preliminar, que ainda deve crescer bastante, já que nem todas as distribuidoras anunciaram seus títulos. De todo modo, dos 20 filmes da competição pela Palma, 12 já tem exibição comercial garantida no Brasil. É um bom começo.

*

O novo Godard e clássicos franceses

Além dos títulos exibidos nas mostras oficiais de Cannes, a Imovision anunciou também alguns longas comprados no mercado do festival. Sem dúvida o mais interessante é "Socialisme", novo longa de Jean-Luc Godard, com Patti Smith no elenco, cujo lançamento na França está previsto só para 2010. Outro destaque é "About Elly", de Asghar Farhadi, prêmio de melhor direção no Festival de Berlim deste ano.

A distribuidora ainda fechou um pacote de clássicos franceses que serão lançados em DVD. São cinco longas: "Une Partie de Campagne" (Jean Renoir, 1936), "Viver a Vida" (Godard, 1962), "Amor Livre" (Jacques Doniol-Valcroze, 1959), "Manon - Anjo Perverso" (Henri-Georges Clouzot, 1949) e "Martin Roumagnc" (Georges Lacombe, 1946). E comprou o documentário "Les Deux de la Vague", de Antoine de Baecque e Emmanuel Laurent, que recupera a história da criação de dois filmes centrais da nouvelle vague, "Os Incompreendidos", de Truffaut, e "Acossado", de Godard. Por último, também será lançada uma caixa, chamada "Os Primeiros Curtas", com obras de Resnais, Godard, Rivette, Truffaut, Pialat, entre outros.

A seguir, o trailer de "Socialisme"

Nenhum comentário:

Postar um comentário